terça-feira, 13 de março de 2012

Palha Sentida

Pouco a pouco...
Aproximou-se, saltou de um lado para o outro.
Ela, baixava a cabeça sempre que o encontrava após um salto...
Comunicaram,  entoaram cânticos, trocaram gostos, cartas sonoras de amor...
Confirmaram-se.
És tu! És tu!
Tocaram-se!
Voaram juntos...
ele esverdeado, um pouco clareado no papo, bico preto diamante.
ela um pouco mais escura, mas de noiva vestida!

Fiquem ainda a observa-los nos seus rituais de voo.
Rodopiaram e a cantaram enquanto voavam.
Voo frenético e tranquilo, como só a excitação do amor pode provocar.
Pareceu-me ver a felicidade, olhei de soslaio e lá estava ela, meia escondida, talvez com medo que a sua presença atraiçoasse o seu próprio momento, a abençoar todo aquele ritual.
Um encontro, um começo, um projecto...
Pousaram no mais forte, mas abrigado, ramo do salgueiro. Pareceu-me de facto o  mais bonito, talvez por ter sido a escolha deles...
Uma palha aqui, outra acolá. Tomou a forma mais carinhosa de todas...
O macho com o máximo respeito deixou que a fêmea se acomodasse ao ninho. Aguardou que esta o chamasse.
Ela cantou: vem!
Ele foi.
Achei que precisam de privacidade...
No caminho, apanhei uma palha.

Bicho




1 comentário:

  1. Ah! Este bicho já o compreendo porque se identifica com o meu! E pareceu-me ver estes noivos, pendurados nos ramos do meu sobreiro, em voos rastejantes e provocadores. Mas eu gosto dessa provocação de bico amarelo e smoking vadio!
    E que maravilhosa prosa poética aqui e lá, meu querido amigo! A sua sensibilidade é ensurdecedora, sabia? Fico assim como que numa imponderabilidade no êxtase do belo. E a beleza confunde-se com a majestade das suas palavras em sentimentos que transpiram uma certa pureza como noiva inquieta!
    Uma alegria lê-lo e vê-lo. A minha ausência é fruto de palavras que estão a semear-se...
    Voltarei sempre que o bicho seja mais condescendente...senão, não o atinjo! :)
    Terno abraço, Nuno!

    ResponderEliminar