quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Carta ao vento



Saboreava a passagem do vento em mim, braços abertos, olhos semicerrados, sentia os meus pelos a dançar e a chicotearem no ar...
O vento cria em mim a ilusão de voo. Fecho os olhos, sinto-me levitar naquela força, como se uma mão me acarinhasse por todo,  me transportasse em forma livre pelos ares... Adoro!
Ali parado, sentia o tempo a passar, viajava em sonhos acordado, o vento é um relógio, é prova de movimento, da mutação, elemento definidor de vida Esta não existe sem o movimento!
Quando, subitamente, um papel chocou em mim!
Colou-se no meu peito, e ali ficou...
Demorei a segura-lo, dei tempo para que o vento decidisse. Seria aquele papel para mim?
Agarrei-o! Senti o não acaso. Abri os olhos, procurei quem o tinha perdido, quem o soltara ao vento... Não vi vivalma!
Apenas eu e a extensa praia cujos os limites do solo não se definiam devido ao vento.
Milhões, triliões de pequenos grãos de areia deixavam o seu repouso e elevavam-se em bailados como se um só e acetinado elemento se tratasse...

Para além do gosto da floresta, esta é uma das outras imagens que fazem sentir o êxtase. Sonho com o dia em que viverei uma verdadeira tempestade de areia no deserto...
O Ibrahim, com receio nunca me lá levou. " Estou certo que estás adaptado para tal mas... Para nós humanos, pode ser fatal! Assusta-me que a vivas, sou pai, é uma força incontrolável, preferia que o não fizesses!" Até agora fiz-lhe a vontade... Mas imaginar toda aquela força de ar, a transportar o chão... como se um Oceano se deslocasse acima do seu nível... Um dia...

Não tendo visto ninguém, guardei o papel, pois o vento também não permitia que o lesse no momento...

Chegado a casa, não aguentei a curiosidade, abri a mão e estiquei o amarfanhado que transportava, uma carta...

"Meu Pai

Desculpa!
Sei agora a minha humana condição. Não consegui resistir à tentação. Julguei-me capaz!
Julguei-me digno do feito! Possuidor da força!
 Mas...
Sou apenas um homem...
Aprendi. Sei, de agora em diante, que ninguém muda pela nossa força. A mudança tem que nascer no ser.
É fácil compreender e descobrir o erro no outro. Tal como o outro que não vê o seu erro, também nós cegamos perante o espelho.
Ser Homem, não é cuidar dos outros! É sim, cuidar de mim, por forma que os outros tenham em nós o que somos. Assim o farei.

Sempre teu Filho."

Curiosa observação a desta carta, um ser humano que compreendeu a sua individualidade, a sua limitação, a sua comunicação fechada...
Nós, Bichos, gostaríamos por vezes possuir essa vossa capacidade. Ser um só!

Pousei a carta e não resisti.
Voltei para o vento...

Bicho



Sem comentários:

Enviar um comentário